Atividade lúdica na formação inicial do estudante de Cultura Física

Autores

  • Alberto Barroso Arzuaga
  • Ana Celia Mataran Torres
  • Elsa Sivila Jiménez
  • Yuelmis González Arias Universidad de Oriente Facultad de Cultura Física de Santiago de Cuba. Cuba

Palavras-chave:

Formación profesional, actividad lúdica, Cultura Física

Resumo

A atividade lúdica é uma necessidade na formação inicial dos estudantes universitários em função das mudanças exigidas pelo ensino superior na Agenda 2030, o que exige uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem para alcançar sólidos profissionais mais preparados e conhecedores. A pesquisa é realizada na Faculdade de Cultura Física de Santiago de Cuba com futuros profissionais, portanto foram constatadas deficiências na utilização do lúdico como elemento didático que limita o processo de formação do aluno e seu futuro modo de atuação profissional. Daí a pesquisa propõe o seguinte objetivo: desenvolver ações didáticas que influenciem o estudante de Cultura Física para sua preparação profissional. Foram utilizados métodos teóricos: analítico-sintético, indutivo-dedutivo, sistêmico estrutural-funcional, empírico: observação, análise documental e estatístico-matemática e avaliação de viabilidade da proposta por meio de critérios especializados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barroso, A. & Pérez, A. (2022). La orientación lúdica para el trabajo en el programa “Educa a tu Hijo” (Original). Revista científica Olimpia, 19(3), 87-103.

Barroso, A, & Pérez, A. (2022). Consideraciones de la formación lúdica en el estudiante universitario de Cultura Física. Arrancada, 22(43), 244-262. ISSN 1810-5882, https://revistarrancada.cujae.edu.cu.

Barroso, A., Pérez, A.M., Bestard, A (2023) La lúdica: una alternativa en la formación del estudiante universitario de Cultura Física. Versión On-line ISSN 1996-2452. Rev Podium vol.18 no.3 Pinar del Río.

Barroso, A. (2022). La formación inicial del profesional de Cultura Física para su enfoque lúdico en el Programa Educa a tu Hijo. Ciencia y Deporte, 7(2), 74-88. Visible en: https://doi.org/10.34982/2223.1773.2022.V7.No2.006.

Barroso, A., Mataran, A., Pérez, A., Rabilero, H., Valladares, F., Frómeta, N. (2022) La comunicación educativa en la preparación lúdica del estudiante de Cultura Física. Revista Cubana de Información y Comunicación. RNPS: 2246 • ISSN: 2411-9970 • Vol. 11 • Núm. 30

Betancourt, C. M., Torres, P. P., & Cano, C. A. G. (2017). La lúdica como estrategia Para la educación y cultura ambiental en el contexto universitario. Revista UNIMAR, 35(2).

Candela, Y., & Benavides, J. (2020). Actividades lúdicas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes de básica superior. Rehuso, 5(3), 78-86. Recuperado de: https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Rehuso/article/view/1684

Daza - Mejía, M. M., Fuentes – Merello,A.D., Anchundia – Arboleda, C. C.,& Casquete- Muñoz, R.B.(2022) Estrategias lúdicas corporales para potenciar la educación emocional, en la escuela de educación básica completa Benjamín Rosales Aspiazu. Polo del Conocimiento. 7(3) 462 – 478.

Díaz, R., Palmeiro, L., Aldana, Y., Vicente, H. (2021) Enfoque integrador desde la asignatura Educación Rítmica y Lúdica. Revista Maestro y Sociedad. ISSN 1815 – 4867 (108 – 117)

González Domínguez, N. Y., Carnero Sánchez, M., y Navarrete Pita, Y. (2021). Lúdica y situación social del desarrollo. Una nueva mirada a la educación superior. Revista Universidad y Sociedad, 13(3), 29-37.

Gutiérrez-Delgado, J., Gutiérrez-Ríos, C., y Gutiérrez-Ríos, J. (2018). Estrategias metodológicas de enseñanza y aprendizaje con un enfoque lúdico. Revista de Educación y Desarrollo, 45.

Merino, M. (2022) Componente lúdico para el fortalecimiento en el desarrollo motriz grueso en niños de nivel inicial II. Trabajo de titulación previo a la obtención del título de Magister en Educación. Manabí – Ecuador.

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Barroso Arzuaga, A., Mataran Torres, A. C., Sivila Jiménez, E., & González Arias, Y. (2024). Atividade lúdica na formação inicial do estudante de Cultura Física. Arrancada, 24(48), 174–182. Recuperado de https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/684

Edição

Seção

Contenido

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)