Sistema de Atividades de Expressão Corporal para Inclusão de Alunos com Síndrome de Down nas Aulas de Educação Física

Autores

  • Ashley Stefany Barriga Salinas Unidad Educativa Isla Santay, Ecuador
  • Dayana Cecibel Andrade Lazo Unidad educativa fiscal 5 de agosto, Ecuador
  • Orlando Patricio Romero Ibarra Universidad de Guayaquil, Ecuador
  • Giceya de la Caridad Maqueira Caraballo Universidad Bolivariana del Ecuador

Palavras-chave:

Educação Física, Síndrome de Down, Expressão Corporal, Inclusão.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é propor um sistema de atividades de expressão corporal para inclusão de alunos com síndrome de Down nas aulas de educação física, que foi validado por um grupo de especialistas. A sua tipologia de investigação é de abordagem qualitativa e é realizada uma revisão bibliográfica com base no referencial teórico que articula os aspetos centrais que constituem o problema de investigação que são a Inclusão e a Expressão Corporal na Educação Física, ao mesmo tempo que são emitidas reflexões e critérios quanto à pontos de vista dos diversos autores para oferecer novos conceitos que contribuam para a pesquisa. Em seguida, são explicadas detalhadamente a metodologia utilizada e as técnicas aplicadas, como fichas de observação, entrevistas abertas e questionários, que facilitaram a obtenção de dados confiáveis que sustentam os objetivos traçados. Por outro lado, foi aplicada uma população de 200 alunos, tomando como amostra os 8 alunos do paralelo, incluindo um aluno com Síndrome de Down, pertencentes a uma instituição de ensino. Espera-se que o impacto da pesquisa seja promover a inclusão de alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física por meio do sistema de atividades de expressão corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alceo Yanes, E., Palacios González, D. M., & Santos Valdivia, A. (2024). Desarrollo de actividades fisicas, volitivas, ritmicas y de coordinación en alumnos con sindrome de down.

Arteaga, I. H., Lopez, K. M. F., Vasquez, A. C. E., & Nuzcue, E. J. M. (2020). Education and Solidarity: A Path towards Educational Inclusion. Social and Education History, 9(3).

Azpeitia, A. R. (2021). El uso de la danza, el movimiento y la expresión corporal en el contexto de la discapacidad intelectual. Las Políticas Sociales en Europa, 47(2), 112-124.

Ccama Arisaca, O. D. (2021). El Juego lúdico y la motricidad gruesa en niños de cuatro años de la Institución educativa inicial Nro. 1506 Tahuantinsuyo, distrito de Ayaviri, Melgar-Puno, 2020.

Constitución Política del Ecuador [Const]. Art.11. 20 de octubre del 2008 (Ecuador)

CONADIS (2023) Estadísticas de Discapacidad.

Crespo, J. M. A., López, I. G., & Martín, M. M. (2013). La expresión corporal: un proyecto para la inclusión. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (24), 107-112.

Estrategia de las Naciones Unidas para la inclusión de la discapacidad. (2011). https://unsdg.un.org/es/resources/estrategia-de-las-naciones-unidas-para-la-inclusion-de-la-discapacidad

Flores Andino, C. A. (2020). Inclusión escolar de niños con síndrome de DOWN (Master’s thesis, Ecuador: Latacunga: Universidad Técnica de Cotopaxi; UTC.).

Hoyos Gazabon, O. D. (2019). Estudiantes con Síndrome de Down definiendo en geometría.

Ibarra, O. R., Obregon, M. L., Ibarra, F. R., & López, F. R. (2024). La expresión corporal en la inclusión educativa en estudiantes con necesidades educativas especiales. 593 Digital Publisher CEIT, 9(2), 51-64.

Izquierdo, M. C. N., & Navas, S. A. J. (2021). Ludomotricidad y música: influencia en el desarrollo motor en niños con Síndrome de Down. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 6(2), 649-668.

Mora-Castelletto, V., Muñoz-Montes, M. M., Pozo-Tapia, F., Fuentes-López, E., Alves, G. Â. D. S., & Rivera-Bahamonde, C. (2021). Efecto de una intervención en actitudes y expectativas de aprendizaje de profesores y asistentes de la educación hacia la inclusión escolar de estudiantes con síndrome de Down. Revista CEFAC, 23, e8421.

Morales, V. (2016). La importancia de la expresión corporal en educación infantil. Trabajo Fin de Grado). Universidad de Granada, Granada (España).

Rodríguez Bayona, K. V., Molina Pérez, E. L., & García García, S. P. (2022). Inclusión de niños con síndrome de Down y su afectación emocional, una perspectiva desde la psicología clínica (Doctoral dissertation, Corporación Universitaria Minuto de Dios-UNIMINUTO).

Ruiz Rodríguez, E. (2021). La gestión del aula: Una herramienta para la inclusión del alumnado con síndrome de Down.

Sánchez Herranz, M. (2020). Beneficios de la psicomotricidad en el alumnado con síndrome de Down: propuesta de danza vivenciada.

Sánchez Fuentes, S. (2022). Diseño Universal para el Aprendizaje. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 16(2), 17-20.

Sapon-Shevin, M. (2014). La inclusión real: Una perspectiva de justicia social.

Stokoe, P. (2024). La expresión corporal y el niño. Melos.

Torres, J. J. P., Banchón, I. P. S., & Caraballo, G. D. L. C. M. (2024). Estrategia metodológica: Una práctica de inclusión de estudiantes con Síndrome de Down en Educación Física. Journal of Science and Research, 9(1), 1-28.

UNESCO (2008). Conferencia internacional de educación.

Zambrano, M. M. M., & Conce, M. B. (2024). Análisis de los Desafíos y Oportunidades en la Inclusión de Personas con Síndrome de Down en la Sociedad. Journal Growing Health, 1(2), 157-179.

Publicado

2025-01-20

Como Citar

Barriga Salinas, A. S., Andrade Lazo, D. C., Romero Ibarra, O. P., & Maqueira Caraballo, G. de la C. (2025). Sistema de Atividades de Expressão Corporal para Inclusão de Alunos com Síndrome de Down nas Aulas de Educação Física. Arrancada, 24(49), 431–442. Recuperado de https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/716

Edição

Seção

Contenido