Atividades didáticas para preparação físico-técnica dos 400 metros rasos em paraatletas visuais T-12
Palavras-chave:
Atletismo, Actividades didácticas, Para-atletas, Preparación físico-técnicaResumo
A pesquisa aborda a importância da elaboração de atividades específicas para otimizar o desempenho de atletas com deficiência visual no atletismo. Centra-se na insuficiência de abordagens adaptadas às necessidades particulares destes atletas, o que limita o seu desenvolvimento integral e potencial competitivo. O objetivo do estudo é desenvolver atividades didáticas para a preparação físico-técnica da corrida de 400 metros rasos em paraatletas visuais T-12. A metodologia utilizada inclui amostragem intencional e utilização de métodos teóricos e empíricos, como análise-síntese e observação, para compreensão do fenômeno em estudo. Foi realizada exaustiva revisão documental e aplicados testes estatísticos, como o índice alfa de Cronbach e o teste de Wilcoxon, para avaliação dos resultados. Os resultados indicam que as atividades didáticas propostas melhoraram tanto as condições materiais quanto organizacionais do treinamento, criando um ambiente inclusivo que potencializa o desempenho dos atletas. A implementação destas estratégias de ensino revela-se um fator chave na melhoria do desempenho dos atletas com deficiência visual, garantindo que estes se sintam valorizados e capazes de atingir os seus objetivos desportivos. Em conclusão, o estudo mostra que uma abordagem abrangente e adaptada às características psicopedagógicas dos para-atletas T-12 é essencial para o seu sucesso competitivo. O que contribui para a sua formação integral e para a melhoria do seu desempenho nas competências. Esta abordagem permitirá abordar eficazmente as particularidades dos atletas com deficiência visual, promovendo a sua inclusão e participação ativa no desporto.
Downloads
Referências
Cabrera, R. E., Bestard, A., y Sierra, C. R. (2022). La dimensión colaborativa-dialógica en la labor pedagógica del profesor de fútbol. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), 942–960. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1323
Campos, K. C., Del Pino, I., Peña, E., Valderrama, C., Wall, C., y Montecinos, F. C. (2023). Efecto de una intervención basada en deportes paralímpicos sobre las actitudes hacia la inclusión de estudiantes con discapacidad en clases de Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (50), 644-650. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/9071627.pdf
Castillo-Núñez, L., y Romero-León, M. A. (2020). Actividades recreativas para la interrelación deportiva con personas baja visión y sordos: Array. Maestro y Sociedad, 57-67. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/5179
Garavito-Campillo, E. T., & Fernando-Kerguelen, J. (2021). El Deporte Inclusivo como Alternativa de Vida para los Jóvenes con Discapacidad. Revista Docentes 2.0, 12(1), 12-21. https://doi.org/10.37843/rted.v1i1.214
Hernández, D. R., y Moya, F. C. (2019). LAZARUS, los ojos del atleta con discapacidad visual. Tecnología Vital, 2(6). https://revistas.ulatina.ac.cr/index.php/tecnologiavital/article/view/232
Joya-Cruz, M. M., Mahecha-Verano, C. D., & Perdomo-Artunduaga, E. (2022). Juegos predeportivos del atletismo paralímpico como medio para favorecer las actitudes hacia la discapacidad visual. Lúdica Pedagógica, 1(37), 27–34. https://doi.org/10.17227/ludica.num37-18233
Lara, J. F. M., Ortiz, E. X. N., y Iglesias, S. G. (2024). Prácticas deportivas para el proceso de inclusión de estudiantes con discapacidad visual en la clase de educación física. Polo del Conocimiento, 9(4), 172-195. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/6928/pdf
López Rodríguez, L., Montoya Romero, C. A., Feria Madueño, A., & Suárez Rodríguez, M. de la C. (2024). La disposición psíquica y la asimilación psicofisiológica de las cargas en deportistas cubanos de atletismo. Arrancada, 24(47), 64–81. Recuperado a partir de https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/659
Maravé-Vivas, M., Salvador-García, C., Capella-Peris, C., y Gil-Gómez, J. (2023). Aprendizaje-servicio y motricidad en la formación inicial docente: una apuesta educativa inclusiva. Apunts. Educación física y deportes, 2(152), 82-89. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2023/2).152.09
Olivares, Á. L. G., de Juanas Oliva, Á., y Gutiérrez, M. M. (2022). Educación inclusiva: un modelo sostenible para la sociedad del Siglo XXI. Prisma Social: revista de investigación social, (37), 2-6. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8419707.pdf
Palacios-González, D. M. (2020). Los recursos científicos tecnológicos en la actividad física adaptada. Impacto social y responsabilidad ética. Didáctica y educación, 11(2), 136-147. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7682669.pdf
Palencia, M. A. Z., y Gallón, O. L. H. (2022). Facilitadores en el deporte paralímpico: motivos de práctica deportiva en jugadores con discapacidad física y visual. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (44), 27-33. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8104619.pdf
Reina, R., Vivaracho, I., García-Alaguero, J.L. y Roldán, A. (2021). Guìa sobre la clasificaicion en el deporte paralimpico. Limencop S.L. https://www.paralimpicos.es/sites/default/files/inline-files/guia%20sobre%20la%20clasificaci%C3%B3n%20en%20el%20deporte%20paral%C3%ADmpicoo_compressed.pdf
Suárez, K. S. (2022). Entre la visión y el deporte: 3 claves para analizar la brecha del factor “entrenamiento”. Documentos de trabajo Areandina, (2). https://revia.areandina.edu.co/index.php/DT/article/view/2046
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luis Manuel Galano Aguilar , Eutimio Armela Suárez, Rosa Elvira Cabrera Acosta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento.
Se aceptan además, trabajos de arbitraje abierto (pre-print), preferentemente desde Research Gate.