Alternativas didáticas para o ensino da recepção no beisebol sub-15
Palavras-chave:
Béisbol, Didáctica, Enseñanza, Receptor.Resumo
Os apanhadores do time de beisebol são essenciais para resultados competitivos bem-sucedidos. Porém, identificou-se que nesta posição da categoria sub-15 são enfrentadas dificuldades nos aspectos técnico-táticos, o que impacta negativamente no desempenho coletivo. Além disso, a necessidade de implementar procedimentos de aprendizagem motivadores que contribuam para o desenvolvimento das competências destes jogadores. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um sistema de ações didáticas para melhorar o ensino de apanhadores de beisebol sub-15. Para a realização do estudo foram utilizados métodos científicos como analítico-sintético, sistêmico-estrutural-funcional, além de levantamentos, entrevistas, observações, estatística descritiva com a ferramenta SSPS na análise e validação dos dados coletados no percurso investigativo. Baseou-se em sólidos princípios pedagógicos, psicológicos e didáticos, tendo em conta as características psicopedagógicas dos destinatários nesta fase de desenvolvimento. A proposta foi adaptada ao contexto específico, otimizando as condições materiais e organizacionais que abordam articuladamente diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem no desporto. Como resultado, foram gerados elevados níveis de satisfação e motivação entre os premiados, o que se traduziu numa notável melhoria no seu desempenho técnico-tático e nos resultados desportivos durante o ambiente competitivo. Isso mostra que o treinamento se tornou mais significativo e desafiador para os atletas. Além disso, a inclusão de atividades participativas e a implementação de avaliações periódicas têm favorecido o desenvolvimento de competências táticas e de liderança entre os jogadores.
Downloads
Referências
Balbuena, F. R. (2020). Tratado de Béisbol. Page Publishing, Inc.
Cabrera, R. E., Bestard, A., y Sierra, C. R. (2022). La dimensión colaborativa-dialógica en la labor pedagógica del profesor de fútbol. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), 942–960. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1323
Cudeiro González, O., Piña Fonseca, R., y Trejo del Pino, F. C. (2023). Sistema didáctico para la identificación de posibles talentos en el béisbol en la iniciación deportiva. Arrancada, 23(46), 140–157. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/662
García, I. G., Ramia, V. E. R., y Mayans, R. E. H. (2021). Actividades para el mejoramiento de los conocimientos teóricos–prácticos de las reglas del béisbol/Activities for the improvement of the theoretical–practical knowledge of the rules of the baseball. Universidad y Ciencia, 10(1), 158-173. https://revistas.unica.cu/index.php/uciencia/article/view/1707
González, Y. B., Arévalo, C. A. R., y Moreno, A. Y. G. (2016). Sistema de ejercicios para mejorar el comportamiento técnico-táctico defensivo de los receptores del equipo de Béisbol Sub-23 de la Provincia Granma. Olimpia, 13(39), 1-10. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6210565.pdf
Guevarra-Revilla, H.M. y Martín-Saura, E. (2021). Programa Integral de Preparación del Deportista. (Béisbol). Editorial Deportes. Habana
Ho, J., Liu, S., Feng, Z., y Appelbaum, L. G. (2023). Psychomotor and visual skills underlying position specialization in 1352 elite youth baseball players. PLoS One, 18(1). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0278689
Peinado, E., Mora, C. A., y Hutchison Salazar, L. R. (2024). Entrenamiento de la fuerza en niños y adolescentes: Una Revisión sistemática años 2018-2022. Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 10(1), 158-187. https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/36483
Peña, R. G., Arteaga, M. A., Benítez, L. L., y Fernández, D. S. (2020). Acciones didácticas para el logro de buenas prácticas inclusivas. Propósitos y Representaciones, 8, e727. https://doi.org/10.20511/PYR2020.V8NSPE3.727
Pèrez, A. M. H. (2020). Pensamiento táctico y efectividad en lanzadores de béisbol. Revista de Ciencias del Ejercicio FOD, 15(1), 48-58. https://revistafod.uanl.mx/index.php/rce/article/view/23
Reina, R., Iturricastillo, A., Castillo, D., Urbán, T., y Yanci, J. (2022). Diversity of assessment methods for baseball catchers across countries: Implications for talent identification. The International Journal of Sports Science y Coaching, 17(3), 559–571. https://doi.org/10.1177/17479541221086748
Reyes, P. H., Fernández, J. M. P., López, A. I. N., y Martínez, M. Z. (2024). La matriz de perfil competitivo (MPC) herramienta estratégica clave en la comparación y valoración de atletas y equipos deportivos. Ciencia y Educación, 39-51. https://www.cienciayeducacion.com/index.php/journal/article/view/zenodo.11179664
Rosales, A. D. J. G., Mendez, A. A. M., y Cuenca, L. T. R. (2021). Memoria de trabajo y control inhibitorio en beisbolistas universitarios. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (42), 939-946. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8072533
Los autores son responsables de toda la información en sus listas de referencia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Luis Hung Nieves, Osmael Cudeiro González, Jonathan González Pieras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento.
Se aceptan además, trabajos de arbitraje abierto (pre-print), preferentemente desde Research Gate.