Treino de figuras na natação artística júnior
Palavras-chave:
desportos aquáticos; figuras; treino técnico.Resumo
Na natação artística, a precisão e a expressão dos movimentos dependem do treino técnico e ocupam um lugar relevante na determinação do resultado final da competição. No entanto, existem poucas referências actualizadas sobre o tema no que diz respeito a planeamento e procedimentos. O objetivo deste estudo foi elaborar um plano de treino para a melhoria do treino das figuras nos nadadores artísticos juvenis, pertencentes à equipa desportiva “Antonio Maceo” de Santiago de Cuba. Foram aplicados os métodos teóricos analítico-sintético e sistémico-estrutural-funcional. No que respeita aos métodos empíricos, utilizou-se a análise documental e a observação. Em termos estatísticos, foi utilizado o método descritivo. Neste sentido, a proposta permitiu uma nova forma de reestruturação dos conteúdos com base na sua periodização, partindo de um plano de formação das figuras. A proposta garantiu um processo funcional lógico e permitiu estabelecer um guia para os treinadores no planeamento e aplicação do treino das figuras.
Downloads
Referências
Brito, E. (2020). La natación artística cubana. Editorial Universitaria (Cuba). https://books.google.com.cu/books?id=YZb6DwAAQBAJ&printsec=frontcover&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false
Brito, E. et al. (2021). Programa Integral para la Preparación del Deportista de Natación Artística. La Habana: INDER.
Carrasco, M. (2015). Valoración nutricional de jóvenes nadadoras de natación sincronizada. (Tesis de doctorado). Facultad de Educación. Universidad de Barcelona. https://www.tesisenred.net/bitstream/handle/10803/393946/MCM_TESIS.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Collazo, A. et al. (2006). Teoría y Metodología del Entrenamiento Deportivo. Tomo II. La Habana. ISCF “Manuel Fajardo”.
Cortés, E., Machado, E., Rangel, L. & Cancio, S. (2013). La enseñanza de la técnica en la iniciación del nado sincronizado. Tendencias actuales del entrenamiento deportivo. Revista digital Buenos Aires, 18 (184), 12. https://www.efdeportes.com/efd184/la-iniciacion-del-nado-sincronizado.htm
Federación Internacional de Natación Amateur (2017). Reglamento de Natación Artística. Real Federación Española de Natación.https://resources.fina.org/fina/document/2021/01/08/e9bfaa2e-3bd5-4127-8ad2-29c51d71fdf4/ARTISTIC-SWIMMING-2017-2021.pdf
Federación Internacional de Natación Amateur (FINA). (2022). Reglamento de Natación Artística. https://resources.fina.org/fina/document/2022/11/01/4b3598b6-18cd-411e-ac09-16e49965df3a/00-AS-Rules-2022-2025-Confirmed.pdf
Fernández, R. (2012). Metodología de la enseñanza de los niveles I, II, y III en la iniciación del Nado Sincronizado. (Tesis de Licenciatura en Ciencia y Tecnología del Deporte). Universidad de Galileo, Guatemala. http://biblioteca.galileo.edu/tesario/bitstream/123456789/79/1/tesis%20rosa.pdf
García, B. (2019). La Natación artística en Santiago de Cuba. Revista Santiago. Recuperado de: https://www.tvsantiago.icrt.cu/2019/01/la-natacion-artistica-en-santiago-de-cuba-va-por-mas/
Hernández, L., Bestard, A., Corrales, M., Sivila, E., Pérez, R. & Zaldívar Cordón, G. (2023). Metodología para el entrenamiento de las figuras en nadadoras artísticas categoría 11-12 años. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 18(2): e1456. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1456
Hernández, L., Brito, E., & Bestard, A. (2023b). Las figuras: su preparación en la natación artística escolar. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 18(1): e1145. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1145
Martínez Díaz, Y. (2012). Estrategia metodológica para el nivel inicial en el nado sincronizado, en las edades de 5 a 8 años. EFDeportes.com, Revista Digital, 17(174). https://www.efdeportes.com/efd174/estrategia-metodologica-en-el-nado-sincronizado.htm
Mateu, S. (2015). Caracterización de las técnicas de nado a través del análisis de la aceleración en 3D. (Tesis de doctorado). Facultad de Ciencias de la Actividad Física y Deporte. Universidad de Valencia. https://xdoc.mx/preview/tesis-mateu-publicada-roderic-5c4e102d282e5
McGowan, J. & McNamee, B. (2009). FINA Technical Synchronized Swimming Committee.
Padilla, J. (2017). Planificación del entrenamiento deportivo. Un enfoque metodológico de la estructura clásica. Barinas-Venezuela: Episteme.
Rackham, G. (1980). Nado Sincronizado. La Habana: Orbe.
Rodríguez, H., León, L. & de la Paz, J. (2022). La enseñanza deportiva y el entrenamiento deportivo/Sports education and sports training. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(2), 842-857. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1028
Serrano, A. (2016). Ejercicios para el aprendizaje de las figuras en la categoría juvenil 16-18 años. (Tesis de Especialidad de Posgrado en Nado Sincronizado para el Alto Rendimiento). Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte, La Habana.
Simón, A. et al. (2016). Programa Integral para la Preparación del Deportista de Nado Sincronizado. La Habana: INDER. http://200.14.49.130/Informaciones/CICLO%20CORTO/2%20A%C3%91O%20CPE/SELECCI%C3%93N%20DE%20TALENTO/Literatura/PIPD%202016-2020/14.%20Nado/Presentaci%C3%B3n.ppt
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erva Brito Vázquez, Guillermo Córdova Hernández, Alina Bestard Revilla, Liudmila Hernández Soutelo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento.
Se aceptan además, trabajos de arbitraje abierto (pre-print), preferentemente desde Research Gate.