Programa de atividades lúdicas que promove a socialização de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)

Autores

  • Gisel Tamayo Milanés Universidad Oriente, Santiago de Cuba, Cuba
  • Janier Costa Acosta Universidad Oriente, Santiago de Cuba, Cuba
  • Lida de la Caridad Sánchez Ramírez Universidad Oriente, Santiago de Cuba, Cuba

Palavras-chave:

Socialização, Transtorno do Espectro Autista, Atividades Recreativas

Resumo

O planejamento da Recreação Física é essencial devido ao seu impacto no bem-estar social e humano. Nesse contexto, projetar atividades físico-recreativas adaptadas é fundamental para atender às necessidades de grupos específicos, como crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando suas características e preferências, a Recreação Física favorece seu desenvolvimento integral. Esta pesquisa busca desenvolver um programa de atividades recreativas que facilite a socialização de crianças com TEA na Escola Especial William Soler, em Santiago de Cuba. Para isso, analisa o impacto das Atividades Físicas Adaptadas (AFA) na comunicação, interação social e autonomia dessas crianças. A metodologia empregada inclui a revisão de programas adaptados e a observação de experiências na Educação Especial em Cuba. Os resultados mostram que as AFA melhoram a expressão corporal, a regulação do comportamento e a socialização.Em conclusão, a Recreação Física Adaptada é uma ferramenta essencial para a inclusão dessas crianças, exigindo maior desenvolvimento metodológico para otimizar seus benefícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alfaro, R. (2002). Juegos Cubanos. La Habana. Cuba: Casa Editorial Abril.

Arráez Rodríguez, O. J. (2014). La recreación en la acción educativa para optimizar el tiempo libre.Revista Lecturas: Educación Física y Deportes 18 (188). https://www.efdeportes.com/efd188/la-recreacion-en-la-accion-educativa.

Bravo, I. y Herrera, L.(2011). Convivencia escolar en educación primaria. Las habilidades sociales del alumnado como variable moduladora. Dedica. Revista de educação e humanidades, (1), 173-212. https:// dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3625214.pdf

Celis Alcalá, G., & Ochoa Madrigal, M. G. (2022). Trastorno del espectro autista (TEA). Revista de la Facultad de Medicina de la UNAM, 65(1), 7-14. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0026-17422022000100007&script=sci_arttext&utm_source=chatgpt.com

Celis Alcalá, G., & Ochoa Madrigal, M. G. (2022). Trastorno del espectro autista (TEA). Revista de la Facultad de Medicina de la UNAM, 65(1), 7-14. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0026-17422022000100007&script=sci_arttext

Díaz, M. (2020). La actividad física como estrategia de intervención en trastornos del espectro autista. Revista de Investigación en Educación, 18(2), 45-60. https://www.redalyc.org/journal/6732/673271105003/html/

Fernández, P. (2020). Estrategias de actividad física planificada en autismo: revisión sistemática. Revista de Salud Pública, 22(3), 390-400. https://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0124-00642018000300390&script=sci_arttext

Fuentes, R. (2021). La planeación de la recreación física desde el contexto comunitario. Tesis presentada en opción al grado científico de Doctor en Ciencias de la Cultura Física. Universidad de Holguín.

García, E. (2006). Planificación de actividades para el recreo y el ocio (apuntes de la asignatura). Granada.

García, M. (2020). Inclusión del alumnado con TEA en los tiempos de recreo. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 27(92), 212-235. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1870-879X2022000100212&script=sci_arttext&utm_source=chatgpt.com

García, M. (2020). Inclusión del alumnado con TEA en los tiempos de recreo. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 27(92), 212-235. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1870-879X2022000100212&script=sci_arttext

Hernández, L. (2019). Actividades Recreativas. Departamento Provincial de Recreación INDER. Material mimeografiado.

Hernández, R. (2021). Diagnóstico de Trastorno del Espectro Autista-TEA, adaptándonos a la nueva realidad. Revista de Neuro-Psiquiatría, 84(3), 175-182. https://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S0034-85972021000300175&script=sci_arttext

INDER (2012).Orientaciones Metodológicas de la Dirección Nacional de Recreación. La Habana.

INDER. (2021). Documentos Rectores de la Recreación Física en Cuba. La Habana.

López, J. (2021). Intervención en un niño con autismo mediante el juego. Revista de la Facultad de Medicina, 66(3), 365-372. https://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-00112018000300365&script=sci_arttext

López-Díaz, J. M., Moreno-Rodríguez, R., & López-Bastías, J. L. (2021). Análisis del impacto de un programa deportivo en niños con Trastorno del Espectro del Autismo. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 98-105.

Martínez, L. (2022). Sistema de juegos inclusivos para el desarrollo de la coordinación motriz en niños con TEA. Revista Cubana de Medicina Física y Rehabilitación, 14(2), 13-25. https://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1996-24522024000200013&script=sci_arttext

Pérez Sánchez, A. y col. (2010). Recreación. Fundamentos teóricos Metodológicos. La Habana. Departamento de Recreación y Turismo.

Pérez, S. (2022). La integración sensorial y su importancia en el aprendizaje de los niños con TEA. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30(1), 5-15. https://www.scielo.br/j/cadbto/a/SNtjRYJZLJ4Npp6D77rHRsq/

Ramírez, T. (2023). Sistema de juegos inclusivos para el desarrollo de la coordinación motriz en niños con TEA. Revista Cubana de Medicina Física y Rehabilitación, 14(2), 13-25. https://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1996-24522024000200013&script=sci_arttext

Reinders, N. J., Branco, A., Wright, K., & Bryden, P. C. (2019). Scoping Review: Physical Activity and Social Functioning in Young People With Autism Spectrum Disorder. Frontiers in Psychology.

Rodríguez, A. (2023). Fútbol como programa deportivo para menores con TEA en Uruguay. Revista de la Facultad de Medicina, 8(1), 22-30. https://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S1688-93042021000100022&script=sci_arttext

Sánchez, J. (2022). Programa de formación en el área de Autismo para docentes. Educación, 34(2), 45-58. https://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S1010-29142010000200004&script=sci_arttext

Publicado

2025-03-10

Como Citar

Tamayo Milanés, G., Costa Acosta, J., & Sánchez Ramírez, L. de la C. (2025). Programa de atividades lúdicas que promove a socialização de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Arrancada, 25(50), 1–13. Recuperado de https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/717

Edição

Seção

Contenido

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)